Fogo destrói área equivalente a metade da cidade de SP em município de MT
Peixoto Azevedo não tem brigada de incêndio desde novembro.
Fogo destruiu 200 mil pés de banana e reduziu produção de leite em 70%.
Lucas Frasão
Do Globo Amazônia, em São Paulo
Localizado ao norte de Mato Grosso, próximo ao estado do Pará, o município de Peixoto Azevedo teve destruída, por conta de incêndios recentes, uma área equivalente a quase metade do tamanho da capital paulista, segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente do município. O fogo colocou a cidade em estado de alerta, passou por cima de florestas, pastos e plantações.
Área de pastagem queima em Peixoto Azevedo. Segundo secretário, maior perda foi em regiões de floresta
Peixoto Azevedo tem 14.399 km² de área, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma porção de terra de cerca de 720 km², principalmente em zonas rurais, foi atingida por incêndios desde junho. A área é equivalente a quase metade do tamanho da cidade de São Paulo, cujo território é de cerca de 1.500 km².
Fogo queimou áreas extensas e há queima em diversos pontos do município, que registrou 1988 focos só em agosto. (Foto: Luiza Miranda/ Prefeitura de Peixoto Azevedo/ Divulgação)
"A situação está de grave para gravíssima. A maior parte da área destruída é de florestas e os motivos para os incêndios são criminosos ou acidentais", explica Flávio Lima Borges, secretário de meio ambiente de Peixoto Azevedo. Segundo ele, um agravante para a piora dos incêndios foi a retirada, em novembro passado, da brigada da PrevFogo (sistema por meio do qual o Ibama controla focos de queima no país) do município. A única estrutura da Prefeitura contra incêndios na cidade, que não tem corpo de bombeiros, são dois caminhões-pipa.
Sem condições de controlar a queima, a cidade acionou a Defesa Civil, que ajudou a disponibilizar bombeiros e duas aeronaves para monitoramento. "O fogo continua muito intenso e existem diversas áreas de risco. Também estamos levantando informações para conhecer o tamanho das perdas", diz Borges.
Gado é atingido pelo fogo em pastagens. Produção de leite na cidade já foi reduzida em 70%. (Foto: Luiza Miranda/ Prefeitura de Peixoto Azevedo/ Divulgação)
Até agora, o fogo já destruiu pelo menos 200 mil pés de banana e diversas plantações familiares, além de ter acabado com casas de alguns moradores. A produção de leite, importante atividade econômica da cidade, também caiu pelo menos 70%, por conta da queima de pastagens e do excesso de fumaça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário