Filed Under (GEOPOLÍTICA) by Prof Marcos Francioly
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, fez um apelo nesta quinta-feira para que mais doações sejam enviadas para auxiliar as vítimas das enchentes no Paquistão e afirmou que o país asiático está sofrendo o que classificou como “um lento tsunami”.
Durante um encontro de emergência da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, Ban afirmou que a crise no Paquistão está longe do fim e disse que as enchentes que já mataram pelo menos 1,5 mil pessoas são um “desastre global”.
“Não tenham dúvidas, isto é um desastre global, um desafio global. É um dos maiores testes de solidariedade de nosso tempo”, afirmou Ban diante de representantes dos 192 países da ONU.
Ban, que visitou as regiões afetadas no último domingo, também afirmou que as necessidades do país tendem a aumentar e que as cerca de 20 milhões de pessoas atingidas estão precisando de abrigos, alimentos e cuidados de emergência.
“Isto é mais que toda a população atingida pelo tsunami no Oceano Índico, pelo terremoto na Caxemira, pelo ciclone Nargis (em Mianmar) e o terremoto do Haiti juntos”, disse.
Segundo a ONU, só metade dos US$ 460 milhões que o órgão havia solicitado para auxiliar as vítimas foi arrecadada até o momento, e o ritmo de doações continua lento.
Cerca de um quinto das terras do Paquistão estão submersas e um em cada dez habitantes do país foi atingido pelas enchentes que começaram há três semanas.
Há temores de que ocorram novas inundações, já que o nível do rio Indo continua subindo no sul do país.
Mais de 1,5 mil pessoas morreram devido às enchentes, que também destruíram estradas e pontes e inundaram plantações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário