Mundo
16/10/2010
Rússia acerta construção de planta nuclear na Venezuela
Dois reatores devem ser construídos no país latino
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, assinou nesta sexta-feira um acordo com a Rússia para a construção da primeira planta nuclear do país latino. No encontro, também foram negociados convênios energéticos e de outras áreas.
Nos últimos anos, a Rússia tem tentado estreitar laços com a Venezuela, com a intenção de ampliar sua influência global. O presidente Dimitri Medvedev disse que o acordo nuclear contribuirá para que a Venezuela desenvolva fontes mais modernas de energia, além dos hidrocarbonetos. Medvedev minimizou as possível críticas da comunidade internacional.
- Não sei quem pode ficar nervoso por isso - disse o russo - O presidente (Chávez) disse que haverá nações com diferentes reações sobre isso, mas eu gostaria de destacar que nossas intenções são absolutamente abertas e transparentes - completou.
Medvedev disse que, ainda que a Venezuela seja um país rico em petróleo e gás, precisa desenvolver novas fontes de energia.
- Queremos que nossa sócia Venezuela tenha uma gama completa de possibilidades energéticas - afirmou o presidente russo.
Chávez, por sua vez, disse que seu país quer reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.
- A cooperação estratégica com a Rússia dá uma enorme vantagem ao país - disse.
Segundo a agência de notícias ITAR—Tass, a Rússia planeja construir dois reatores nucleares de 1,2 mil megawatts na planta venezuelana. Não se anunciou, ainda, o custo do acordo, assinado ao fim das conversas entre Chávez e Medvede no Kremlin
Nenhum comentário:
Postar um comentário