Casal de namorados

Casal de namorados
adoro pintar telas

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

COMPARTILHADO DO BLOG GEOGRAFIA - ATUALIDADES

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Concurso de Cartografia para Crianças 2015 - Prêmio Barbara Petchenik de Mapas Infantis

 Prêmio Barbara Petchenik de Mapas Infantis

O objetivo  do Concurso Cartografia para Crianças é promover a representação criativa do mundo em forma gráfica por crianças. O concurso é organizado pela Comissão de Cartografia e Crianças da Associação Cartográfica Internacional - ICA.
O tema para a competição de 2015 continua o mesmo: "Meu lugar no mundode hoje" e os participantes podem ser inscritos em quatro faixas etárias: 
  • menores de 6 anos
  • 6-8 anos
  • 9-12 anos
  • 13-15 anos.
O prazo para a participação no concurso é 01 de maio de 2015. Os detalhes podem ser encontrados nas regras do concurso: 

Os desenhos vencedores a nível nacional serão exibidos na Exposição Internacional, a ser realizada durante o  ICC 2015  - Congresso Internacional de Cartografia, (no Brasil,de 23 a 28 Agosto  de 2015) . Um júri internacional escolherá os melhores trabalhos de cada faixa etária. Além disso, haverá uma votação pública, aberta a todos os participantes para um prêmio do dedicado ao público.

 Para informações mais detalhadas sobre o concurso, visite a seção Petchenik no website da ACI, o site da Comissão de Cartografia e crianças ou a sua página no Facebook .

Mapa-Múndi com o ranking mundial de liberdade de imprensa 2015

O mundo piorou e o Brasil melhorou em ranking mundial de liberdade de imprensa

A ONG Repórteres Sem Fronteiras divulgou um Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa 2015. 
A organização classifica o desempenho de 180 países de acordo com uma série de critérios que incluem o pluralismo dos meios de comunicação, o respeito à segurança e à liberdade dos jornalistas e do ambiente legislativo, institucional e de infra-estrutura em que os meios operam.

No topo da lista, como tantas vezes, são os dos países escandinavos: Finlândia, que tem estado em primeiro lugar por cinco anos consecutivos, seguido de Noruega e Dinamarca. No outro extremo da escala, Turcomenistão, Coreia do Norte e Eritreia, em último lugar, foram os piores desempenhos. França está classificada em 38, os Estados Unidos aparecem em 49º (caiu três posições), Japão 61, Brasil 99 (subiu 12 lugares), a Rússia 152 (queda de quatro lugares), Irã 173 (inalterado) e China 176 (uma posição para baixo).
Mapa-Múndi com o ranking mundial da liberdade de imprensa 2015 (Acesse aqui para ampliar o mapa)

Brasil sobe 12 posições em ranking de liberdade de imprensa

O Brasil tornou-se um pioneiro na proteção dos direitos civis on-line através da adoção de uma lei "Marco Civil da Internet". A segurança dos jornalistas e da concentração da propriedade da mídia nas mãos de poucos, no entanto, continuam a ser os principais problemas. 

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Wikipédia: Jornal O Globo publica informação falsa de alteração na rede feita por IP do Palácio do Planalto

A Secretaria-Geral da Presidência da República publicou nota em resposta à matéria "Wikipédia: computador do Planalto muda verbete sobre muçulmanos", publicada no jornal O Globo neste sábado (14). É uma informação falsa que o IP que alterou o artigo “Muçulmanos” é do Palácio do Planalto. Assim como não é verdade que Presidência não se pronunciou até o fechamento da edição.


Confira a nota na íntegra:

Em resposta à matéria “Wikipédia: computador do Planalto muda verbete sobre muçulmanos”, publicada na edição deste sábado, 14, no Jornal O Globo, a Secretaria-Geral da Presidência da República esclarece:
- O jornal publicou uma informação falsa. O IP que alterou o artigo “Muçulmanos” na Wikipédia não é da Presidência.
- Se o jornal quisesse publicar a verdade, deveria, no mínimo, ter feito uma busca no portal Registro.br no qual teria confirmado que o IP não é mesmo da Presidência.
- Também não é verdade que a Presidência não se pronunciou até o fechamento da edição. A troca de emails entre o jornal, a Secretaria de Imprensa da Presidência e a assessoria da Secretaria Geral começou às 20h22 com o pedido do repórter e terminou às 00h14 com a informação final de que o IP não era mesmo da Presidência.

O partido (PiG) deixou de ser um instrumento de golpe para se tornar o próprio golpe

O PiG e o golpismo midiático

A expressão Partido da Imprensa Golpista (comumente abreviado para PIG ou PiG) foi popularizada pelo jornalista Paulo Henrique Amorim em seu blog Conversa Afiada. 

De acordo com Amorim, o termo PIG pode ser definido da seguinte forma:

Em nenhuma democracia séria do mundo jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político — o PiG, Partido da Imprensa Golpista
—Paulo Henrique Amorim


Amorim afirma ainda que a imprensa brasileira seria golpista sempre que o presidente da república é de origem trabalhista, ao mesmo tempo a imprensa nunca publicaria absolutamente nada contra presidentes de origem não trabalhista. 

De acordo com ele, até políticos teriam passado a fazer parte do PIG: "O partido deixou de ser um instrumento de golpe para se tornar o próprio golpe. Com o discurso de jornalismo objetivo, fazem o trabalho não de imprensa que omite; mas que mente, deforma e frauda.

Partido da Imprensa Golpista, charge de Carlos Latuff

*Com informações da Wikipédia

O que são as Supercélulas?

O que são as impressionantes e poderosas Supercélulas?
Uma supercélula. Enquanto muitas tempestades comuns são semelhantes,
supercélulas são reconhecidas pelo seu tamanho e forma característica.

Uma supercélula é um tipo de tempestade caracterizada pela presença de um mesociclone (uma corrente de ar ascendente girando no interior da nuvem). Por esta razão, essas tempestades às vezes são chamadas de tempestades girantes. 

Das quatro classificações de tempestade (Supercélula, multicélula, unicélula e linha de instabilidade ) as supercélulas são geralmente as menos comuns, entretanto são também as mais severas. 


Esses sistemas estão frequentemente isolados de outras tempestades, e podem dominar o clima local por cerca de 32 km de distância. Causam chuvas muito volumosas, produzem muitos raios e ventania. Mas o mais perigoso é quando ocorre a formação de tornados, pois estes causam muitos danos por onde passam.

Supercélulas tem geralmente três classificações: clássica, baixa precipitação e alta precipitação. Supercélulas de baixa precipitação são encontradas em climas mais secos e áridos, enquanto que as supercélulas de alta precipitação podem surgir em qualquer lugar do mundo sob as pré-condições necessárias a sua formação, mas são vistas principalmente nas Grandes Planícies dos Estados Unidos. 

No Brasil ocorrem principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país, e eventualmente produzem tornados.

*Com informações da Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário