Casal de namorados

Casal de namorados
adoro pintar telas

quarta-feira, 29 de abril de 2015

VEGETAÇÃO DE MATO GROSSO

Bioma
Amazônia
O pulmão do planeta


Assessoria
Mato Grosso possui cerca de 550 mil km² de Floresta Amazônica
A Amazônia é o ecossistema de maior diversidade biológica do mundo, representando a mais extensa floresta tropical existente. É também o maior bioma brasileiro, sendo que de seus aproximadamente 5,5 milhões de km² de extensão, em torno de 3,3 milhões de km², estão em território brasileiro, e desses, pelo menos 550 mil km² estão dentro do estado de Mato Grosso.
Embora a região fosse, tradicionalmente, vista como um bioma relativamente homogêneo, reconhece-se hoje tratar-se de um mosaico de distintos ecossistemas que abrigam comunidades bastante heterogêneas, tanto em composição quanto em diversidade (Prance & Love Joy, 1985).
A fauna é caracterizada, em sua maioria, por formas florestais com adaptações típicas. Os primatas, aves, anfíbios e peixes atingem na Amazônia a sua maior diversificação taxonômica dentro do continente americano. Devido a sua grande área de superfície, a Amazônia ainda possui vastas extensões cobertas por floresta tropical úmida.
É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região. Outra característica importante da floresta amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema. Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o seu perfeito desenvolvimento. 
Maria Rita Ferreira Uemura
Os rios são repletos de diversas espécies de peixes
Os rios são repletos de diversas espécies de peixes
Como as árvores crescem muito juntas uma das outras, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta. Isto ocorre, pois com a chegada de poucos raios solares ao solo, este tipo de vegetação não consegue se desenvolver. O mesmo vale para os animais. A grande maioria das espécies desta floresta vive nas árvores e são de pequeno e médio porte. Podemos citar como exemplos de animais típicos da floresta amazônica: macacos, cobras, marsupiais, tucanos, pica-paus, roedores, morcegos entre outros. Os rios que cortam a floresta amazônica (rio amazonas e seus afluentes) são repletos de diversas espécies de peixes.
O clima que encontramos na região desta floresta é o equatorial, pois ela está situada próxima à linha do equador. Neste tipo de clima, as temperaturas são elevadas e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas) também. Num dia típico na floresta amazônica, podemos encontrar muito calor durante o dia com chuvas fortes no final da tarde. 
Impactos sobre o ecossistema Floresta Amazônica


Nenhum Comentário(s).

Nenhum comentário:

Postar um comentário