Casal de namorados

Casal de namorados
adoro pintar telas

domingo, 20 de março de 2016

ENTENDA OS CONFLITOS ENTRE O SUDÃO E O SUDÃO DO SUL

Entenda os conflitos entre o Sudão e o Sudão do Sul em 16 /março /2012

Ator George Clooney foi preso em protesto na embaixada do Sudão.
País foi dividido no ano passado, mas conflitos entre sul e norte continuam.

Do G1, com agências internacionais *
Os conflitos no Sudão que tem mobilizado muitas personalidades, e que levaram à prisão do ator George Clooney nesta sexta-feira (16 de março de 2012)remontam à época em que as fronteiras do país foram desenhadas por potências coloniais, e continuaram mesmo após a divisão para a criação do Sudão do Sul, em julho do ano passado.
Assim como no restante da África, as fronteiras do Sudão foram estabelecidas sem levar em conta realidades étnicas e culturais da região. Enquanto o Sudão do Sul tem uma paisagem repleta de selvas e pântanos, o norte é mais desértico.
A maioria da população do norte é muçulmana e fala árabe; o sul é composto de vários grupos étnicos, de maioria cristã ou animista.
George Clooney durante visita a Juba, capital do Sudão do Sul, em 9 de janeiro (Foto: Pete Muller / AP)George Clooney durante visita a Juba, capital do Sudão do Sul, em 9 de janeiro (Foto: Pete Muller / AP)
Com o governo centralizado no norte, em Cartum, a população no sul se dizia discriminada e rejeitava tentativas de imposição da lei islâmica no país. Os dois lados lutaram entre si durante a maior parte de sua história.
No dia 8 de julho de 2011, a população do sul celebrou a independência, resultado de um referendo feito no começo do ano, conforme previa o acordo de paz de 2005 que encerrou décadas de guerra civil.
O novo país tem Juba como capital, e foi reconhecido oficialmente pelo governo do Sudão, com sede em Cartum, horas antes da secessão formal.
A nova república nasceu rica em petróleo, mas subdesenvolvida. Os líderes do sul e do norte ainda precisam chegar a um acordo com relação a várias questões, a começar pela exata demarcação da fronteira e pela partilha dos dividendos petrolíferos.
O Sudão perdeu cerca de três quartos das suas reservas petrolíferas, que estão concentradas no sul - o qual, no entanto, depende dos oleodutos do norte para escoar essa produção. Além do mais, Cartum continua enfrentando insurgências nas regiões de Darfur e Kordofan do Sul.
Crise humanitáriaClooney viajou recentemente a Kordofan do Sul, um estado do Sudão onde os combates entre o exército de Cartum e os rebeldes favoráveis a uma anexação com o Sudão do Sul levaram à fome.
Manifestantes denunciaram bombardeios, violência e o uso de comida como "arma de guerra" que estariam sendo realizados pelo governo do Sudão "contra homens, mulheres e crianças" na região, uma área de fronteiras ainda pouco definidas entre os dois países.
"Precisamos de ajuda humanitária para evitar que o Sudão vivencie a pior crise humanitária do mundo. Imediatamente", disse Clooney ao ser detido nesta sexta.

Segundo a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras, dezenas de milhares de refugiados sudaneses no Sudão do Sul precisam de ajuda humanitária com urgência, uma vez que a estação de chuvas se aproxima.
Desde novembro do ano passado, diz o MSF, 80 mil pessoas fugiram do estado do Nilo Azul, no Sudão, à procura de abrigo em dois acampamentos localizados em uma região árida e remota do Sudão do Sul, onde as organizações enfrentam desafios logísticos para chegar até os refugiados e levar assistência a eles.
Analistas temem a retomada da guerra civil - agora como guerra internacional - caso as disputas não sejam resolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário