eu sou amigo do planeta
Menos plástico no lixo
Josana Salles
Da Redação
A atitude de recusar sacolas plásticas no comércio tem causado muitas discussões entre os consumidores, comerciantes e simpatizantes da causa ambiental. Os debates acabam em ideias bem interessantes, como no caso da bióloga Nagomi Kishino, de Curitiba. Ela conta, num depoimento bem humorado, que quando recusou a sacolinha plástica numa loja, ouviu da moça do caixa a seguinte pergunta: "Mas como você faz com o seu lixo?" "Não foi a primeira vez que me perguntaram isso", conta.
"A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" das sacolinhas é a embalagem do lixo. Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo?", questiona.
Ela orienta que, melhor que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). "Se o lixo é limpo, como o de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção. No caso dos lixinhos da pia e do banheiro (absorventes, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos", explica.
A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como o modelo de um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o "copo" cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí.
Há outras alternativas para reduzir o número de sacolinhas plásticas como:
- Reaproveitar embalagens plásticas já abertas como saco de arroz, do jornal, pacote de fraldas, saco de ração, de cereal e plástico que embrulha rolos de papel higiênico.
- Na farmácia, colocar o medicamento direto na bolsa se as caixas forem pequenas.
- Usar caixas de papelão no supermercado.
- Usar a ecobag (de tecido ou lona) na feira ou açougue.
É possível ainda transformar as muitas sacolinhas plásticas em uma ecobag bastante resistente. A artesã Etsy Labs ensina todos os passos no http://www.viladoartesão.com.br/.
Faça diferente
Lição
Evite luzes ou equipamentos ligados quando não necessário. Converse com os familiares e faça disso uma lição diária de todos.
Tomada
Desligue os equipamentos da tomada ao invés de desligar apenas no comando. Os aparelhos em modo stand-by continuam consumindo energia.
Consumo
Antes de comprar um novo equipamento, verifique a etiqueta de consumo de energia e o selo do Procel e escolha aquele que consome menos energia.
Lâmpada
Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas. Dão a mesma luz, mas poupam 80% da energia elétrica utilizada e ainda duram mais.
Lixo
Separe os resíduos orgânicos dos recicláveis (plásticos, vidros, latas, papéis), e os encaminhe para a reciclagem. Se tiver espaço no quintal construa uma composteira para produzir adubo com o lixo orgânico.
Limpeza
Use vinagre branco e água na mesma proporção, para limpar vidros, azulejos, vasos sanitários e espelhos. Para limpeza de forno use água quente, bicarbonato de sódio e palha de aço. Também tire o pó das lâmpadas que, empoeiradas, gastam mais energia.
Insetos
Açúcar queimado, melado e água, disposto em tiras de papelão é ótimo para repelir insetos. Mistura de farinha, gesso calcinado, açúcar, bicarbonato de sódio é eficiente contra baratas.Para se livrar das formigas, basta espalhar pó de café em pequenos pires por toda a casa.
Óleo
Não jogar óleo de cozinha usado na pia ou na privada. Coloque esse óleo em uma garrafa plástica e informe-se com sua prefeitura ou serviço de limpeza pública como dar a correta destinação ao produto.
VEJA ONDE DESCARTAR
Da Redação
- Material de Informática
Usadão da Informática - Miranda Reis, 151, Poção. 3623-1828
- Pilhas e baterias de celulares
Supermercados Modelo
- Pet e latinhas
Supermercados Modelo (Fernando Corrêa, Miguel Sutil, CPA III, Ponte Nova e Hiper Aeroporto) - Programa Vale Luz da Rede Cemat
- Material reciclável (papel, latas, vidro, caixas leite e suco, jornais, caixas, etc)
Cooperativas de catadores
Coopermar - Vanderlei - 3025-6214
Coorepam - - Gema - 9936-1284
Acamarc - Ana Domingas - 3617-0182
Asscavg - 9938 2123 - Várzea Grande
- Óleo de cozinha
Maxvinil - Central de Coleta - (65) 3611-3050
- Papel, papelão, jornal
Ermelinda - Rua Bolívia, 210, bairro Santa Rosa 2. 3626-1693
Nenhum comentário:
Postar um comentário