Texto publicado por Redação GramadoSite
Nova Petrópolis na Organização Internacional de Folclore
O crescimento do Festival Internacional de Folclore tem criado novas oportunidades. Uma delas, ímpar por sinal, concretizou-se nos dias 10 e 11 de setembro em Cricúma, no estado vizinho de Santa Catarina. Convidados pela IOV- Brasil, a diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura de Nova Petrópolis e coordenadora do Festival Internacional de Folclore, Carla Cristiane Ferreira, e o diretor de Projetos Especiais da Prefeitura, Paulo Roberto Staudt, estiveram participando da Assembléia 2010 da IOV (Organização Internacional de Folclore e Artes Populares), que transcorreu junto à Festa das Etnias, quando foram oficialmente alocados em dois cargos da instituição. Carla é a Secretária do Estado Rio Grande do Sul e Paulo, o Subsecretário de Nova Petrópolis.
A partir dessa nomeação, Carla e Paulo terão contatos com entidades, grupos e pessoas, que têm por enfoque o folclore de todo o país e também do exterior. “Ainda não sabemos quantificar exatamente o que isso pode reverter para nossa cidade e também pra o Rio Grande do Sul. Esse oportunidade que está sendo dada é um reconhecimento pela seriedade com que fazemos cultura em Nova Petrópolis e vamos aproveitá-la para alavancar o nosso trabalho”, salienta Carla. A IOV é uma entidade com relações operacionais com a Unesco, que tem enorme representatividade pelo mundo. A sede da IOV Brasil é em São Bernardo do Campo, São Paulo. A sua presidente é Terezinha Pasqualini Miquilin.
Sobre a IOV
A IOV, Organização Internacional de Folclore e Arte Popular é uma organização mundial de pessoas e instituições que trabalham para documentar, preservar e promover todas as formas de arte popular, ambas, tangíveis e intangíveis. Seu objetivo é congregar os realizadores, organizadores, pesquisadores, folcloristas, entidades administrativas, estudiosos, grupos e todos aqueles interessados no desenvolvimento, manutenção e preservação das artes populares, em especial aquelas ligadas às manifestações do folclore e artes populares.
A IOV incentiva festivais nacionais e internacionais de arte popular, bem como o intercâmbio cultural dos artistas do espetáculo e artes visuais. Através de seus simpósios científicos, pedagógicos e workshops, a IOV também incentiva a pesquisa acadêmica, documentação e publicação sobre temas relacionados à arte e tradições folclóricas. Conferências recentes têm explorado os aspectos da narração de histórias, brincadeiras infantis, lendas, artesanato, contos folclóricos, dança, tecelagem e têxteis, fabricação de ferramentas, práticas religiosas, trajes, arquitetura, práticas sociais e festas sazonais. A Convenção da UNESCO sobre a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, com sua ênfase na pesquisa e documentação, fornece o quadro para os programas e projetos da IOV.
( com informações Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis )
Nenhum comentário:
Postar um comentário