Receitas com PANC - Parte 1
Conceição Trucom * et all
As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) estão cada dia mais necessárias de nossore-conhecimento, consumo e valorização. Afinal, em momentos de transtornos climáticos são elas as que resistem aos maus tempos.
Recomendo muito a leitura do meu livro E se não houver alimento? (editora Irdin) para quem deseja saber mais. Também as várias Cartilhas sobre PANC que acompanham este livro. E para saber muito mais, recomendo o livro recém lançado do biólogo Valdely Knupp que contém 350 destas PANC, de vários biomas, em fotos e receitas da cultura brasileira.
Plantas Alimentícias Não Convencionais no Brasil
Um guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas
Instituto Plantarum
Decidi fazer esta série de RECEITAS com PANC, mas dentro dos conceitos da Alimentação Crua e Viva, Desintoxicante e Funcional, ou seja, vegana e integral: nada industrializado, tudo PANC!
Além das receitas aproveitamos para ilustrar BEM-BEM com imagens das PANC que temos plantadas em nossas casas, quintais, jardins, caminhos! Vamos lá? Começando pelas primeiras...
Suco verde selvagem: DETOX & HIDRATANTE
Ingredientes: 3 xícaras (chá) de melão bem maduro (com casca e sementes) picado. Pode ser o melão que estiver na época, porque precisa estar bem maduro e doce. Suco fresco de 1 limão, 2 xícaras (chá) de trapoeraba só quebrada na mão (talos e folhas e flores se tiver), 1 pepino pequeno.
Preparo: bata tudo no liquidificador e coe numa PF1 se desejar.
O sabor é bem leite da terra: meio doce, meio salgado, meio azedinho. Aliás, no lugar da trapoeraba, ou junto com a trapoeraba, podemos usar a AZEDINHA que é outra PANC muito deliciosa em sucos e saladas.
Trapoeraba em florada. Lembrar que a trapoeraba para consumo humano
é somente a de folha verde. As de folha roxa ou rajada
NÃO são para consumo humano. Usamos somente para decoração...
Um canteiro de azedinha, que por ser rica em ácidos málico e cítrico,
tem um sabor bem azedinho!
  
Suco ARRETADO com MoringaPor nosso assinante Marcio Roque
Segue meu suco selvagem de árvore (minha querida super poderosa moringa oleifera), não fiz um suco para o paladar fiz de limpeza, mas para min que estou acostumado gosto de todos.Ingredientes para 1 pessoa: como faço só para mim já acerto de olho a quantidade...
Moringa - malva (também conhecida como pelargônio) - ora-pro-nobis (aqui somente as folhas) - caruru - suco fresco de 1 limão - 2 colheres (sopa) de linhaça germinada - gengibre - maçã verde - pepino - chuchu.

Quantidades? Confira nas imagens a seguir. Deu um copo grande certinho...
 

As folhas da moringa são ricas em clorofila, sais minerais e proteína.

A malva (também chamada de pelargônio), tem aroma e sabor muito exóticos e agradáveis

O ora-pro-nobis é PANC arbustiva e seus galhos são cheios de espinhos
 

Por Elias Pereira
Ingredientes: 1 punhado de beldroega com folhas e caules, 200 grs de tomate cereja, 2 colheres (chá) de orégano fresco, suco fresco de 1 Limão, Sal marinho a gosto. Para balancear, decore com umas 2 castanhas do Paráralada grosseiramente (previamente hidratada por umas 4 horas).
Preparo: quebre os galhinhos da beldroega com as mãos, adicione os outros ingredientes e se delicie com esta deliciosa e linda salada.
Nutrição Intuitiva com Plantas EspontâneasFartura de beldroegas...
Colhendo a Trapoeraba que em janeiro está exuberando abundância!

Salada de maxixe marinado com trapoeraba e tomate silvestre
Ingredientes: 6 maxixes bem madurinhos - folhas de trapoeraba verde - tomatinhos silvestres - suco fresco de limão e sal mineral a gosto.
Preparo: pique os maxixes em cubinhos e cruzinhe (marine) com as mãos no limão e sal mineral. Deixe marinando enquanto separa as folhas da trapoerada e corta os tomatinhos ao meio. Junte tudo numa saladeira e sirva para os convivas!
A trapoeraba no meio da mata... Perceba que está misturada com a de folha roxa, taioba... 

O maxixe é da família do pepino. Sua casca é mais durinha, mas se bem picadinho e
bem marinado fica delicioso CRU. Em saladas ou como acompanhamento.
Também dá para fermentá-lo com ervas... HUM!
 
Acredito que esta é a melhor forma de aprender...
PRATICANDO E SABOREANDO! 

 Convido você para ser nosso Assinante Doce Limão, onde serão inúmeras as vantagens e ainda ajudará na sustentabilidade do Doce Limão. Todos saem ganhando: crescidos, fortalecidos!
Confira também em nossa AGENDA todas as Oficinas, Cursos e Palestras 
Lançamento: edição revisada e ampliada do livro O poder de cura do Limão

* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br