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quarta-feira, 29 de julho de 2015

INTERACIONISMO E SÓCIO INTERACIONISMO:CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.

Interacionismo e sócio-intereracionismo: contribuições no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança

Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido por meio da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.
Os objetivos da aprendizagem são classificados em: domínio cognitivo (ligados a conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais); domínio afetivo, (relacionados a sentimentos, emoções, gostos ou atitudes); domínio psicomotor (que ressaltam o uso e a coordenação dos músculos). No domínio cognitivo temos as habilidades de memorização, compreensão, aplicação, análise, síntese e a avaliação. No domínio afetivo temos habilidades de receptividade, resposta, valorização, organização e caracterização. No domínio psicomotor apresentamos habilidades relacionadas a movimentos básicos fundamentais, movimentos reflexos, habilidades perceptivas e físicas e a comunicação não discursiva.
Considera-se que o desenvolvimento explica a aprendizagem, e é uma soma de unidades de experiências. Para alguns psicólogos o desenvolvimento é reduzido a uma série de itens específicos aprendidos, cujo desenvolvimento seria a soma, a acumulação dessa série de itens específicos. Na realidade, o desenvolvimento é o processo essencial e cada elemento da aprendizagem ocorre como uma função do desenvolvimento.
Para conhecer um objeto é necessário agir sobre ele. Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender o processo dessa transformação e, conseqüentemente, compreender o modo como o objeto é construído. É uma ação interiorizada que modifica o objeto do conhecimento.
Para Piaget, os processos de desenvolvimento são independentes da aprendizagem, ou seja, a aprendizagem não influi o desenvolvimento que antecede a aprendizagem. Piaget postula a continuidade entre desenvolvimento e aprendizagem, pensando do ponto de vista do sujeito, da ação deste sobre os objetos. O desenvolvimento ocorre “de dentro para fora” do sujeito.
De acordo com Vigotsky o desenvolvimento é de origem histórico-social. Para o teórico, o papel do agente externo é primordial, pois sem a intervenção do outro não há desenvolvimento. Por meio da presença do outro, o sujeito internaliza conceitos externos, num processo de formação das funções psíquicas superiores. Aprendizagem e desenvolvimento estão inter-relacionados, e a aprendizagem antecede o desenvolvimento, ou melhor, o objetivo da aprendizagem é prever o desenvolvimento potencial, e interferir na zona de desenvolvimento proximal, promovendo o desenvolvimento do sujeito. É importante salientar ainda que Vigotsky leva em consideração a sociedade específica em que vive o sujeito, bem como sua cultura.
A aprendizagem por observação explica também certas tendências agressivas das crianças, os impulsos consumistas induzidos pela publicidade e determinadas condutas consideradas anti-sociais, entre outras manifestações de comportamento. Na aprendizagem e no desenvolvimento infantil, a atividade que surge por iniciativa da própria criança desempenha papel predominante. É por meio da experiência, da observação e da exploração de seu ambiente, que a criança constrói seu conhecimento, modifica situações, reestrutura seus esquemas de pensamento, interpreta e busca soluções para fatos novos, o que favorece e muito, o desenvolvimento intelectual da criança, principalmente, na fase pré - escolar.
Esta relação entre a vida escolar e o cotidiano é o que constitui a vida da criança. No mundo atual há necessidade de humanização. Por isso, procuramos resgatar na criança de hoje, os sentimentos da solidariedade, da cooperação, do compartilhar, do prazer de dividir e de dar. É na interação com seu dia-a-dia que a criança desenvolverá seus valores, sua crítica, sua postura de vida, além da aquisição do conhecimento. Ao longo do processo de desenvolvimento a criança vai conhecendo suas habilidades e talentos, colocando-os em prática e identificando o seu valor.
Portanto, ajudando a criança a se divertir e aprender, partilhando suas descobertas e estimulando-a pensar criativamente, transformamos a agitação cotidiana da mesma em lições proveitosas para ela desencadeando, assim, uma aprendizagem alicerçada e eterna.
Outro meio também de desenvolver a aprendizagem na criança é por meio da observação, por modelos e ações dos outros, o valor do exemplo. Isto também nos permite influir sobre a conduta da criança indiretamente, por meio de elogios ou críticas que fazem ao comportamento de outras pessoas. Para Vigotsky, a criança aprende e se desenvolve com aquilo que faz sozinha, de forma independente e àquilo que ela faz com a colaboração de outras pessoas, especialmente imitando os adultos.

Em entrevista com a mãe e professora A.M. M permitiu verificar sua preocupação em conquistar a confiança de seus alunos para que o processo de aprendizagem seja mais natural possível e construído junto com a mesma. Afirmou não possuir muitos conhecimentos sobre o tema da entrevista, apesar de mencionar claramente que o desenvolvimento está diretamente ligado ao processo de aprendizagem, pois destacou que é em virtude dessa ligação que há uma programação pedagógica na escola que é formada de acordo com as etapas do desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo da criança.
A entrevistada destacou que a relação com o próximo é que permite ao sujeito a construção do conhecimento e do desenvolvimento.
Segundo A.M.M. o desenvolvimento baseado na interação tem condições que estabelece situação educativa de grande importância para o desenvolvimento humano.
Como mãe e segundo ela muito observadora, descreve que suas filhas A.B.e C.B de três anos de diferença uma da outra, demonstram claramente que o desenvolvimento está intimamente ligado a aprendizagem ou vice-versa, pois o que a mais velha aprende com facilidade, a mais nova encontra dificuldades para assimilar.
A.S.L mãe que trabalha na educação infantil a mais de 10 anos descreve que devido ao desenrolar de certas atividades curriculares propostas pela escola e usada por ela em sala de aula o aluno que obteve melhor desenvolvimento e significativa captação do conteúdo, foi por meio de brincadeira, historinhas ou atividades educativas , por isso afirma que a aprendizagem é a base sustentável do desenvolvimento, e que não há um bom desenvolvimento sem uma boa aprendizagem e vice-versa.
As condições biológicas, sociais e culturais interferem no desenvolvimento da criança pelas diferenças de adaptação, de captação e de transmissão demonstrada pela mesma. A criança reflete como espelho, o que vivencia em seu cotidiano, de acordo com as características genéticas que herdam de seus pais e avós, o que a sociedade como um todo lhe oferece, e a cultura demonstrada para criança pelas pessoas que a cercam, todos esses diferentes pontos abordados estão diretamente ou indiretamente ligado ao desenvolvimento da criança.
Acredito que o processo de desenvolvimento e aprendizagem é constante, e só se findará na morte, pois o ser humano está sempre aprendendo e de certa forma colocando em prática o que aprende, buscando assim, um melhor desenvolvimento nas atividades, pessoais, profissionais, e até mesmo espiritual. Há, por exemplo, um ditado popular muito conhecido que diz; “é vivendo e aprendendo”, e ainda de modo mais completo: “É vivendo e aprendendo, e colocando em prática o que se aprende”.

QUINTA-FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE 2009


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